◩ PLANEJAMENTO: VALE A PENA TER?
▪ Uma Visão

Planejar com extrapolações lineares, acreditando que o futuro será uma simples extensão incremental do presente com a mira no passado, nos dias de hoje, pode não ser uma boa escolha;

Num mundo de incertezas o método e a percepção, precisam ser revistos sistematicamente, sob pena de não mais traduzir o futuro;

Doses iguais para pacientes diferentes, não traz o mesmo resultado;

O futuro tem seus caprichos, assim como a Esfinge, ele compactua da mesma lei: Me decifra ou te devoro.
▪ Fatores Críticos de Sucesso

Aprenda a criar uma boa Projeção, as informações precisam ser confiáveis, a escala do tempo (quando) e a valorização (quanto), devem estar afinada, como um binômio, os prazos de recebimentos e pagamentos devem estar muito bem ajustado ao fluxo de caixa, a incerteza deve ser projetada (índice de inadimplência, vendas não realizadas, despesas inesperadas, etc. ), não esquecer que essas informações vão estar projetando a empresa no futuro e vão influir significativamente nas tomadas de decisões;

Seja ousado, coloque um grau desafiador e ao mesmo tempo seja factível com a realidade, considere a conjuntura econômica do país, o segmento em que atua, e crie uma visão de cenários, lembre-se não podemos matar a esperança, muitos planejamentos falham por descolar da realidade na busca pela superação;

O dinamismo dos processos pede Velocidade e Flexibilidade, estar preparado para eventuais mudança de rota, sempre a toda hora, lembre-se vivemos na era da incerteza. O olhar interno deve ser uma premissa de como melhorar o tempo de resposta ao mercado;

▪ Fatores Críticos de Sucesso

Fazer mais com menos (Produtividade), segura a empresa nos momentos mais difíceis e melhora a competitividade;

O todo deve ser contemplado, todas as atividades da empresa, devem ser explicitadas de forma padronizada e integrada;

Não se faz nada sozinho, busque o comprometimento, forme uma equipe multidisciplinar, procure trazer pessoas com iniciativa e criatividade, que puxem o processo (locomotivas), também não podemos esquecer de recompensa-las pelos objetivos alcançados;

Demonstre o planejamento além dos termos monetários, em forma gráfica e com os respectivos indicadores.

▪ Nota:

FCS – Fator Crítico de Sucesso, são todas as premissas que afetam o projeto de forma significativa, o esquecimento ou a subestimação podem levar o projeto ao fracasso.

1
▪ O BOM PLANEJAMENTO

A mudança da visão: Do Faturamento para o Lucro, muda o eixo gravitacional do negócio, o lucro passa é o Sol, tudo deve orbitar em torno dele;

Isso força uma revisão geral no modo de gerir, inicialmente o negócio pode “encolher”, é bom que essa contração ocorra, desde que numa sequência lógica, haja uma expansão “saneada” efetivando a reversão do processo.